Como surgiu a MINERAL Organic Crafts
O projeto surgiu em 2020, fruto da pausa forçada pela pandemia de Covid-19, pelas mãos de Cláudia Gomes, mestre em Ciências da Comunicação com vários anos dedicados à consultoria de comunicação e organização de eventos e, recentemente, reconhecida pelo CEARTE como artesã profissional, após obtenção da Carta de Artesã e da Carta de Unidade Produtiva Artesanal. A ela juntou-se o seu marido, Paulo Santos, mestre em Química, com vários anos de experiência na área industrial. Inicialmente o objetivo era criar lembranças para pequenas celebrações, mas rapidamente perceberam que podiam estender a gama de produtos e criar difusores para casa/carro e, mais recentemente, arranjos florais igualmente perfumados e telas perfumáveis.
Para além dos ambientadores, a MINERAL Organic Crafts® inovou ao transportar as suas peças para o universo dos eventos, criando projetos de memória olfativa aplicada a celebrações, sendo pioneira no mercado (a par do que já aconteceu quando inovou com novos modelos e funcionalidades nos seus difusores). Neste segmento, a ideia passa por criar experiências olfativas imersivas, que começam no momento em que o convidado recebe o convite (perfumado), passam pela decoração do próprio espaço da festa (perfumada q.b.) e se estendem até ao pós-evento, onde o aroma desse dia se fará sentir por muito tempo, levando os convidados a viajar para esse dia sempre que o sentem.
Através dos diferentes modelos de ambientador “eco-friendly”, a MINERAL Organic Crafts® espalha a sua essência de flores brancas (a sua assinatura olfativa), sendo geralmente assemelhada ao aroma característico do banho e da roupa lavada, com um registo olfativo muito consensual e apreciado pela generalidade (ver críticas na página do Google e Facebook oficiais da marca).
As peças da MINERAL Organic Crafts® resultam em presentes funcionais e de uma estética “handcrafted” inconfundível, que podem durar vários anos, sendo “eternamente recarregáveis” com o mesmo aroma. Perfumam todo o tipo de espaços de forma passiva, sendo menos invasiva e mais saudável, e decoram-nos com o seu estilo minimalista, sofisticado e delicado.
O princípio da sustentabilidade é uma das bandeiras da marca que, para além de estar presente nas próprias peças, é transversal ao packaging (biodegradável), bem como à otimização de recursos no processo produtivo, refletindo-se inclusive na escolha seletiva dos fornecedores, assente em princípios como ética laboral e regulamentação.
“Mergulhar na Essência” é o slogan escolhido pela marca por considerar que vos fará viajar pelas notas olfativas da selecionada essência que utiliza para perfumar os ambientadores (criada pelos maiores perfumistas do mundo, que assinam alguns dos mais conceituados perfumes que conhecemos), mas, acima de tudo, por promover um “mergulho” de pura contemplação à arte e à criatividade associada ao trabalho manual e com alma.
A vibração e energia das criações da MINERAL Organic Crafts® tem, também, um forte impacto na forma como o cliente percepciona o produto final e, neste âmbito, a marca acredita que esta se deve ao amor que coloca em cada detalhe do processo, assim como na forma como interage com cada cliente. Para além desses ingredientes “mágicos” baseados no espírito de entrega, a MINERAL Organic Crafts® crê que a estrutura molecular das peças também joga a seu favor…
Mas como?
– As peças são maioritariamente compostas pelo mineral Gipsite (num estado de refinamento superior, permitindo uma partícula extremamente fina), em conjunto com outros minerais que conferem maior resistência e tonalidade branco puro. A Gipsite é o mesmo mineral que constitui a famosa Selenite, que, na verdade, é apenas a própria Gipsite cristalizada. Se atendermos às características que fazem da Selenite um cristal tão apreciado – como a sua energia pacificadora e a sua capacidade de limpeza energética -, podemos assumir que as nossas peças têm, também, essa componente holística e a capacidade de transmitir boas vibrações já que estrutura molecular destes minerais é a mesma.